quarta-feira, 29 de maio de 2013

Móbile Arca de Noé - 1º Ano

A aula descrita a seguir foi desenvolvida pelo professor Bruno Ribeiro Campos.Aproveitem a ideia! A foto não está muito nítida, mas acho que dá pra aproveitar a ideia como um todo né?


Mobile da Arca de Noé (Vinicius de Moraes) - 1º ano do Ensino Fundamental I

Objetivos: Apreciação musical, reconhecimento de diferentes timbres numa musica, expressão corporal, desenvolvimento do desenho e tecnicas de recorte e colagem.
Tema: Arca de Noé de Vinicius de Moraes
Técnicas: desenho, recorte e colagem, mobiles.
Materiais: rádio, papel colorido, lápis, canetinha, tesoura, cola, barbante, palito de sorvete e papel cartão.
Desenvolvimento:

1ª AULA

Apreciação das musicas dos discos "Arca de Noé" e "Arca de Noé 2" de Vinicius de Moraes. Durante as musicas tentar encontrar com os alunos os diferentes instrumentos presentes nas musicas. Usar os diferentes tipos de animais para brincar de imitar o bicho.

2ª AULA

Usando papeis coloridos, as crianças terão que desenhar pequenos animais que mais gostaram nas musicas. Distribuir um palito de sorvete com um pequeno pedaço de barbante amarrado, para que os alunos colem seus animais no barbante, fazendo um mini móbile.

3ª AULA

Os alunos terão que desenhar seus animais favoritos (que ouviram na musica), mas, agora maiores. Depois de prontos, recolher e devolver misturado, cada aluno terá que recortar com cuidado para não estragar o desenho do amigo. Quando as primeiras crianças terminarem, peça que recortem uma folha de papel cartão no meio. Em seguida eles devem enrolar cada metade e cole-as, fazendo assim dois rolos de papel cartão. Amarre-os em cruz. Passando pelo meio de cada um, um pedaço grande de barbante.

4ª AULA

As crianças deverão agora, de uma em uma, colar os animais recortados ao longo dos barbantes. Nessa hora, o professor deve ajudar para que os recortes fiquem melhor distribuidos. Quando pronto apreciar o trabalho com as crianças e encontrar os diferentes animais desenhados pelos colegas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário